terça-feira, 24 de março de 2015

Imigração japonesa – Porque os japoneses emigraram do Japão para outros países? - (Parte 2)

O Japão é conhecido por ser uma potencia econômica mundial, berço de tecnologia e desenvolvimento, mas não foi sempre assim. Nos anos 1900 o Japão era finalmente um país modernizado com base no modelo capitalista, e digo finalmente porque até então era fechado para mundo exterior especialmente para o ocidente e operava em um sistema feudal e dividido o Shogunato.

O ano de1867 marcou o inicio da era Meiji, o imperador era agora o símbolo de unidade nacional e o líder supremo, claro que para chegar a este ponto muita coisa aconteceu, mas não vamos voltar tanto assim na historia, o ponto é que uma nova era de mudanças se iniciou, foi criada uma constituição, varias leis, e o Japão se abriu para o mundo e em 1900 já era um país moderno  com industrias, linhas férreas, e todo um sistema político-econômico muito elaborado, o que percebe-se é que esta adaptação e este crescimento foram extremamente rápidos. Tão rápidos que em 1901 o país estava ficando sem recursos energéticos e matérias primas, e naquela época energia limpa ou reciclagem não eram opções.
Imperador Meiji


Mas um pouco antes disso por volta de 1880 o país já vivia uma crise agrária, os camponeses lavradores mal conseguiam sobreviver com o plantio, havia escassez de terras cultiváveis, os impostos eram altos, muitos perdiam as terras ou passavam fome, além disso o país estava super populoso e as grandes migrações para os grandes centros pioravam o cenário.

Assim, para confortar a população que vivia da agricultura (que eram muitos) e amenizar a crise social o país fez contratos internacionais com outros países para receberem os cidadãos japoneses como imigrantes e assim atendendo a necessidade destes países de falta de mão de obra e atingindo os objetivos internos do Japão. Os países que receberam os japoneses a principio foram México, Peru, Canadá, Brasil e Estados Unidos,  sim Estados Unidos, eles não estavam em guerra com o Japão nesta época, além de outros países latinos futuramente.  Então ai esta uma das razões da imigração, talvez a primeira razão, pois como vimos antes o grande período de imigração foi de 1908 a 1973 e a crise agrária com certeza não foi o único motivo, mas enfim os contratos já estavam feitos.

Propagando de incentivo a emigração

É comum relacionar a II Gerra mundial a emigração dos japoneses de sua terra natal para o mundo, e com certeza foi sim, um dos grandes fatores que influenciaram a ida a outros países, mas é importante perceber que a II Guerra foi oficialmente de 1939 a 1945, e a emigração dos japoneses começou muito antes e na verdade. Durante a guerra muitos não queriam sair do país, justamente para proteger a nação, muitos que já estavam fora do Japão queriam voltar para lutar pela nação, mas não conseguiam, mas vamos chegar na II Guera em breve.

Ao enfrentar a crise de recursos energéticos e matéria prima lá em 1901 o Japão tinha duas opções, pedir dinheiro a outras nações ou conquistar novos recursos dos países vizinhos. Pedir dinheiro seria uma opção mais fácil, mas iria ferir o orgulho da nação e a ultima coisa que o governo queria era o risco de rejeição popular e guerra civil, que o país viveu  por tantos anos nas eras anteriores. Entrar em guerra com países vizinhos seria um caminho arriscado e tortuoso, mas o orgulho nacional falou mais alto, e assumiu-se que este era o caminho mais certo apesar de duro, aliás, este é o tipo de decisão que culturalmente o japonês escolhe, o mais difícil porem o que se assume certo, mas este é fator cultural que vamos discutir em outra matéria.

Se você esta achando interessante compartilhe com seus amigos e continue lendo, veja aqui a Parte 3!

Se você não viu a Parte 1 deste texto clique aqui para ver o começa da historia!


Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário