terça-feira, 24 de março de 2015

Imigração japonesa – mais “porquês” da imigração - (parte 3)

Bom,já falamos sobre o primeiro motivo da imigração japonesa,se você não viu veja a parte anterior desta matéria, sabemos também que a II Guerra foi um outro motivo, isso não é novidade, mas antes da segunda guerra (1932 a 1945), lá em 1905 o Japão que enfrentava um crise energética decidiu investir em força bélica para conquistar novos territórios ricos em matérias primas e iniciou o chamado “Expansionismo Japonês” que foi oficialmente até 1945 com o fim da II guerra mundial, também acabou a era de Expansionismo Japonês.

Durante este período muitos territórios foram conquistados, incluindo a Coreia, região da Manchúria na China e as Ilhas Filipinas, e adivinhem só, estes são outros países com grande concentração de Nikkeys, descendentes de japoneses, ou seja, quando estes territórios foram conquistados foi iniciado o povoamento das regiões por cidadãos japoneses, com o fim da guerra a grande maioria voltou para o Japão, uma vez que os territórios agora eram estrangeiros novamente, os que ficaram formaram comunidades nikkeys nestes países.

Território japonês em 1941


Durante o período do Expansionismo Japonês (1905 a 1945), o que acontecia no mundo? Bom houve uma primeira guerra mundial (1914 a 1918), a Europa se dividiu toda, houve a revolução comunista na Rússia (1917), houve uma revolução Alemã (1918), houve uma revolução fascista na Itália (1922) e uma revolução Nazista na Alemanha (1933), e em seguida uma II Guerra Mundial(1939), por um lado pode se entender que o mundo ocidental estava muito ocupado até um certo ponto para dar atenção ao Expansionismo Japonês, até um certo ponto, realmente é difícil compreender todos estes eventos de uma forma separada sendo que no final tudo se mistura culminando na II Guerra e seus desfechos, mas o que isso tudo tem a ver com a imigração japonesa?

Bom a partir de um certo ponto a imigração de japoneses para os Estados Unidos, Canadá e outras nações foi proibida pelos respectivos governos, dando menos opções para os que queria emigrar e sair do Japão, e a rota que ficou aberta por mais tempo, até depois do fim da guerra, foi justamente para o Brasil o que acabou por tornar o Brasil a maior colônia japonesa fora do Japão,  por tanto de 1945 que marca o fim da guerra e 1973 que marca o fim da era de imigração de japoneses ao Brasil a quantidade de japoneses em terras tupiniquins aumentou bastante, pois o Japão estava destruído pela guerra e por mais que a maioria quisesse lutar para reconstruir o país a prioridade era o sustento da família.

 Mas mesmo imigrando para o Brasil garantir o sustento da família não foi tarefa fácil, mas este é outro assunto que vamos também falar por aqui, “a luta dos imigrantes japoneses no Brasil”.
Brasil e Japão comemoram 120 anos de amizade este ano - 2015


Bom, espero que esta matéria tenha ajudado a compreender melhor a historia da imigração de um ponto de vista mais global. Gostaria de dizer que este texto não tem de forma alguma o objetivo de deturpar a bela historia da imigração, é justamente o contrario, é esclarecer para valorizar. O texto também não tem intenção alguma de denegrir qualquer tipo de nação ou etnia. De uma forma geral é apenas um esclarecimento que eu sempre quis fazer para mim mesmo e para tantas outras pessoas que tem duvidas e dificuldades de compreender a história com tantos fatos e eventos importantes que acabam ficando confusos, e que muitas vezes não são ensinados nas escolas, e quando são ficam em eventos isolados e sem sentido de uma forma geral e global.

Se  você não viu as partes anteriores veja a Parte 1 do texto e a Parte 2.

Se você gostou compartilhe com seus amigos!

Deixe seus comentários aqui em baixo!

Obrigado e fiquem ligados para mais matérias aqui no Nikkey Life!


Nikkey Life 4LIFE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário